Tutorial Puxa-Saco

 

Meninas, preparamos um tutorial que vocês vão amar: um passo a passo da montagem de um lindo Puxa-Saco que desenvolvi para o último Kit Confraria, e que acabamos fazendo diferentes versões no Atelier!

puxas

Se você adquiriu o Puxa-Saco Strawberry, depois de finalizar o bordado aprendido em vídeo-aula, basta seguir este tutorial para finalizar o seu projeto! 😀

pascoa_tit1

etapa1_tutpascoa

01. Alfinetar primeiro o vivo , ou o aviamento de sua escolha nos tecidos das extremidades. Em seguida, alfinetar ambos à faixa central, lembrando de virar direito com direito para que a costura fique escondida.

Levar à máquina, e costurar os três tecidos juntos, emendando assim a base central do puxa-saco.

etapa1-1_tutpascoa

Depois de passar a ferro para assentar a costura, refile o excesso de tecido das laterais.

etapa2_tutpascoa

02. Dobrar a peça, achando o meio dela, e alfinetar direito com direito. Levar à máquina e costurar, formando o corpo do nosso puxa-saco. Fazer o mesmo com o forro.

etapa3_tutpascoa

03. Depois de costurados, virar o corpo para o lado direito. Mantendo o forro do avesso, encaixá-lo por dentro do corpo, cuidando para que as duas costuras laterais estejam “batendo”.

Alfinetar, dessa forma, as duas peças tanto nas extremidades quanto no meio para não desalinhar durante a costura.

Para fixá-las, passe uma costura nas duas extremidades da faixa central, como um acabamento – (conforme as imagens abaixo:)

etapa4-1_tutpascoa

pascoa_tIt2

etapa4_tutpascoa

04. Costurar as 3 tiras de tecido que formarão as pontas do puxa-saco. Virando direito com direito, costurar primeiro a faixa de baixo com a do centro, e depois a faixa de cima com a do centro. Ao finalizar, passar com ferro para assentar as costuras.

etapa5_tutpascoa

05. Na peça que forma o ajuste da parte de baixo , feche -a com uma costura lateral, mas deixe uma abertura de 2cm há 6 cm da borda , por onde fará o ajuste com o elástico.  Observe como fica abertura depois de fechado:

fotook6cm

 

etapa606. Alfinete essa peça ao corpo do puxa saco, lado direito com direto, deixando a abertura para o elástico próxima a costura.

etapa7

07. Vire essa peça para dentro, passe a ferro. Risque* o canal onde passará o elástico, costure.

*(Gosto de riscar meus trabalhos sempre com caneta termo – que sai facilmente com o ferro. Tanto os trabalhos de patch, como os desenhos de bordado. )

etapa808. Utilize o ponto invisível para prender a borda desse tecido na costura, (isso no avesso do puxa-saco). Passe o elástico e amarre conforme a foto:

etapa82Desta forma, você terá uma sobra do elástico, facilitando quando você for lavar o puxa-saco – basta soltar o elástico atrás.

pascoa_tIt3

 

etapa9ok

09. Feche, com uma costura lateral, a peça que forma a parte de cima do puxa saco. Depois, ache o meio da faixa deixando a abertura da peça para as costas. Nas dobras de ambas laterais, direita e esquerda, você fará caseados para passar o cordão que ajustará o puxa saco em cima. Faça as aberturas com 2cm de largura à 6 cm da borda.

10. Para costurar a peça de cima junto ao corpo do puxa-saco, siga as mesmas instruções da parte de baixo ( FOTO ETAPA 6 + FOTO ETAPA 8).

etapa11

11. Após emendar a parte de cima ao corpo, passe dois cordões  pelas aberturas, um com as pontas saindo para a direita, e outro com as pontas para a esquerda. Com o puxa saco aberto, dê um nó próximo as aberturas nos dois cordões. Desta forma, eles farão o ajuste para abrir e fechar a parte de cima do puxa-saco, basta puxa-los.

*Para as ponteiras, fiz “tulipinhas” de tecido, mas você pode fazer este acabamento da maneira que desejar!

12 . Para finalizar seu puxa-saco e pendurá-lo, costure uma argola pequena de 3cm de diâmetro, na altura do ajuste do cordão. Agora está prontinho para usar!

Gostou?! 😉 Se fizer o seu, mande uma foto! Adoro ver o trabalho de vocês…

Beijos Rose Petrus

 

 

Compartilhe!Share on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *