Tutorial Porta Guardanapo de Orelhinha

blog banner pgorelha

Pela internet achei um modelinho de Porta Guardanapo super fofo para embelezar a mesa de Páscoa! Além de lindo, é super fácil de fazer… Por isso resolvi compartilhar como fazê-lo.

pg t01

  • molde das orelhinhas (baixe clicando aqui);
  • tecidos;
  • argola de plástico ou de madeira;
  • viés ou fita (para encapar a argola);
  • cola de silicone ou de tecido (para encapar a argola) ;
  • tesoura, máquina de costura, linha e agulha para costurar à mão.

pg t02

01. O Porta Guardanapo é formado por duas partes: a argola onde o guardanapo será encaixado e a orelhinha, que será amarrada na argola.

Como disse na descrição dos materiais, você pode utilizar argola plástica ou argola de madeira, tanto faz. Você pode optar por utilizá-la sem acabamento, ou encapá-la com viés ou fita de sua preferência. Faça estas escolhas com base nos tecidos que irá utilizar na orelhinha, bem como, pensando também nos demais elementos que vão compor sua linda mesa de Páscoa: guardanapo, sousplat, toalha,  jogo americano e demais enfeites!

pg01

Escolhi combinar a argola com a parte interna da orelhinha, por isso encapei ela com viés branco. No interior de orelhinha utilizei um piquet texturizado (é uma forma de trabalhar com cores lisas mantendo o charme dos detalhes 😉 ). Para criar um efeito de destaque no porta guardanapo escolhi um tecido listrado bem colorido que contrasta com o branco.

#ficaadica: se quiser uma mesa mais divertida e colorida, você não precisa fazer todos iguais. Você pode brincar de composê e fazer joguinhos com estampas diferentes!

pg02

02. Como fazer: Baixe aqui o molde, e imprima em tamanho real. Você irá riscá-lo em 2 tecidos diferentes, um que será o lado da base e de fora da orelhinha, e o outro que será a parte interna. (Para cortar, siga as instruções do molde).

*obs.: Como escolhi para a parte interna um piquet – que é um tecido mais encorpado, naturalmente minhas orelhinhas ficaram estruturadas. Cuidado, se os tecidos que escolher forem muito fino, utilize uma entretela para que a orelhinha fique firme.

Depois de cortado, alfinete as duas partes com a frente do tecido para o lado de dentro e os avessos para o lado de fora. Costure deixando uma abertura para a vira.

pg03

03. Apare as sobras de tecido, principalmente na pontinha da orelha. Vire ela para o lado correto. Passe com o ferro e costure a abertura com ponto invisível.

04. Agora é só amarrá-la. Dobre ao meio, passe as pontas dando a volta na argola e aperte como um nó. Prontinho! Fácil não?!

pg04

Mãos à obra esperar o Coelhinho cheio mimos para encantar nossa família! E não esqueça de mandar seu porta guardanapo para nós: contato@rosepetrus.com.br

Beijinhos! Até a próxima…

 

Compartilhe!Share on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on TwitterShare on Google+Share on Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *